O plano de marketing é um documento minucioso que auxilia as empresas a atingirem objetivos, de acordo com as suas necessidades. Existem várias formas de se estruturar um planejamento de marketing, contudo Philip Kotler adotou uma estrutura de 7 etapas que abrangem todas as necessidades para uma abordagem estratégica e organizada.
Consiste em analisar o ambiente interno e externo da empresa, fazendo uma pesquisa de mercado, análise dos concorrentes, análise de SWOT e entendendo como o está o mercado atual de seu nicho.
Nessa etapa se define com clareza metas mensuráveis que a empresa deseja atingir. Metodologias, como as OKR e SMART, ajudam a formular metas específicas.
A definição e segmentação do público-alvo é extremamente importante. Nessa etapa é necessário se aprofundar em conhecer quem é o seu consumidor, pois isso facilita na comunicação e torna mais eficaz as campanhas. Nessa etapa é interessante fazer uma buyer persona, que seria uma personificação do cliente ideal.
Nessa etapa, se determina quais estratégias serão usadas para alcançar os objetivos definidos anteriormente. Nessa etapa deve-se levar em consideração coisas como: o mix de produto, jornada de compra, concorrentes, para uma estratégia mais eficiente.
Fase de se colocar em prática as táticas definidas anteriormente.
Nessa fase, o profissional acompanha o que foi colocado em prática para verificar os resultados
Analisar os resultados finais. Identificar o que deu certo e o que deu errado para aprimorar. A metodologia das KPIs é uma boa maneira de analisar as performances.
Em suma, essas são as etapas para montar um planejamento de marketing, além de servir como um guia, o plano dá uma visão ampla das ações e do cenário no marketing, promovendo aumento nas vendas, identificação de oportunidades, atração de novos clientes, fidelização de clientes e divulgação de produtos.