Atualmente, um dos maiores objetivos do marketing é alcançar a conversão, e posteriormente a apologia da marca, criando um público fiel e engajado. Durante esse processo há três forças de influência que fazem um papel fundamental na tomada de decisão do consumidor. Essas três formas de influência são chamadas de zona poe, que consiste em: influência própria, influência dos outros e influência externa.
A influência própria vem das experiências passadas que o consumidor teve e das interações com as marcas, que o fazem ter uma preferência. Logo, se a experiência foi boa, as chances dessa pessoa voltar a consumir o seu produto, ou serviço, são maiores.
A influência dos outros vem do ambiente externo, porém é pouco controlável pela empresa. Isso porque essa influência, geralmente, vem de pessoas próximas (familiares, amigos, colegas de trabalho), boca a boca, sites de avaliação e redes sociais.
E as influências externas, vem do ambiente externo também, como o próprio nome sugere. A diferença é que aqui a empresa tem total controle, visto que as influências vêm da própria marca, com propagandas, publicidades, comunicação e outras formas de marketing.
Sabendo dessas forças, a equipe de estratégia de marketing deve identificar qual delas é a que exerce maior influência sobre seu público, permitindo focar em estratégia eficaz. Para influências externas, a estratégia é focar em campanhas e comunicação, enquanto para influência dos outros, é necessário a marca investir em defesa e, no caso da influência própria, o investimento deve ser focado no pós venda. Portanto, a zona poe é uma ferramenta que auxilia os profissionais de marketing a otimizar quais estratégias serão mais eficientes e assertivas.