No planejamento de branding uma das estratégias desenvolvidas é a de identidade visual (ID) de uma marca. Vários elementos visuais, como nome, cores, tipografia, produto, embalagem e formato, formam a construção da ID. Esses elementos comunicam, mesmo que de forma indireta, os valores, a personalidade e o nicho da marca.
Uma identidade visual bem definida gera credibilidade, transmitindo profissionalismo e mantendo um bom posicionamento, além de colaborar na captação de leads. Ao atrair o público desejado, ele se identifica com a empresa e cria um vínculo com a marca. Ademais, a ID também gera lembrança de marca na mente do consumidor e melhora a experiência de compra do mesmo.
Por ser um aspecto fundamental, o processo de criação da identidade de uma marca precisa ser muito bem planejado e estruturado. Como essa construção reflete os valores da empresa, é importante que tudo esteja coeso.
Um exemplo icônico é a marca brasileira Natura. A marca reforça seu compromisso com a sustentabilidade e ingredientes naturais, esses valores são passados na sua identidade visual de maneira notável. As cores terrosas e orgânicas em suas embalagens refletem o respeito ao meio ambiente e a conexão com a natureza. Além disso, a tipografia suave e acessível reforça a abordagem amigável da marca.
Os valores também são transmitidos através de ações. No caso da Natura, o ‘Movimento Refil’ reforça o compromisso com a sustentabilidade e o esforço da marca em reduzir seu impacto ambiental. Além disso, a marca criou um selo que indica quais produtos em sua revista tem refil. O selo verde vem com a frase “Nossos produtos têm refil, o planeta não”, como uma forma de conscientizar seus clientes e incentivá-los a consumir embalagens de reposição.
Essas características visuais transmitem claramente os princípios e missões de uma empresa, criando uma conexão autêntica com os consumidores. Portanto, construir uma identidade visual para a marca é um aspecto importante que contribui para a evolução do negócio. Contudo, é necessário que a ID evolua junto com a marca. Sendo assim, é preciso elaborar um bom planejamento para que o desenvolvimento da ID fique coerente com o posicionamento da marca.