O que é Big Data como estratégia de Marketing?
01/05/2023O que é o Marketing Ágil: resposta rápida as mudanças de mercado
05/05/2023Atualmente, o enorme crescimento na quantidade de dados disponíveis é o resultado do avanço tecnológico e da digitalização em diversas áreas. Diante disso, o uso do marketing preditivo tem se destacado como uma ferramenta estratégica em potencial para as empresas. Como essa ferramenta consegue antecipar tendências e compreender comportamentos fornecendo insights precisos, a tomada de decisões se torna mais fácil.
O marketing preditivo, impulsionado pela inteligência artificial, surge como uma abordagem inovadora, capaz de prever comportamentos dos consumidores e orientar ações assertivas. Como o próprio nome sugere, a essência é prever quais movimentos são mais prováveis de ocorrer no mercado, através do uso de dados.
Neste modelo, o papel da IA é fundamental. Pois, ela desempenha a maior parte do trabalho, identificando padrões específicos com base em dados passados e recomendando a melhor ação ao identificar sutis padrões no big data. Geralmente, as empresas implantam um ecossistema de dados de acordo com suas necessidades (marketing direcionado por dados).
Além disso, o modelo de marketing preditivo prevê quais clientes têm maior probabilidade de adquirir um determinado produto, qual produto será mais vendido ou qual campanha é mais eficaz. No entanto, para alcançar esse potencial, é fundamental orientar as equipes técnicas a interpretar e utilizar os dados relevantes de forma assertiva. Assim, a empresa consegue embasar e conduzir campanhas de marketing direcionadas para seus objetivos.
Em suma, o marketing preditivo impulsionado pela inteligência artificial tem se revelado uma ferramenta indispensável para as empresas que buscam se destacar no mercado. A capacidade de prever tendências e identificar padrões proporciona uma vantagem estratégica significativa.