O que é o Marketing Ágil: resposta rápida as mudanças de mercado
05/05/2023Marketing Aumentado: a tecnologia a favor do atendimento
10/05/2023Enquanto tradicionalmente o marketing focava em atrair clientes para a loja, o marketing contextual e as Next Techs se preocupam em criar um ambiente atrativo ponto de venda (PDV). Essas estratégias têm ganhado destaque, promovendo estímulos e experiências sensoriais nos clientes que frequentam as lojas.
O marketing contextual, abordado por Kotler no livro Marketing 5.0, tem como objetivo a criação de experiências personalizadas que gerem uma percepção e uma reação. Atualmente, tecnologias como inteligência artificial (IA) e internet das coisas (IoT) automatizam esse tipo de marketing.
Antes, o processo do marketing contextual era mais lento, dependendo do relacionamento entre cliente e atendente no PDV. Pois quando o cliente vai frequentemente a loja, o atendente começa a juntar informações sobre os gostos desse cliente, o que possibilita o atendimento personalizado. Agora, sistemas de sensores ligados a IA coletam dados dos clientes e possibilitam experiências contextualizadas em larga escala.
Case de sucesso
Embora esse método demande um bom investimento em tecnologia, inteligência artificial e um bom ecossistema de sensores, algumas empresas já estão inovando seu PDV. A empresa Walgreens, nos EUA, implementou geladeiras inteligentes que tem telas em suas portas mostrando os produtos do lado de dentro. Isso permite que os clientes visualizem as opções disponíveis sem precisar abrir a porta, além de oferecer promoções personalizadas.
Dessa forma, o Marketing Contextual é uma estratégia que utiliza Next Techs no PDV para criar uma experiência personalizada pro cliente. Além de conseguir oferecer produtos assertivos e promoções personalizadas para os consumidores que frequentam a loja.