Em 2019, os brasileiros já passavam, em média, três horas e meia por dia nas redes sociais. No entanto, devido ao contexto de 2020, essa média aumentou para quase seis horas por dia. Em uma pesquisa mais recente realizada pela data.ai (antiga App Annie), o consumo dos brasileiro está em média de cinco horas por dia. Além disso, o comportamento de consumo sofreu mudanças drásticas, levando mais pessoas a comprar produtos virtualmente.
A mudança no comportamento do consumidor devido à pandemia de 2020 foi um ponto de virada marcante. Devido às restrições e ao distanciamento social, a adaptação à nova realidade levou as pessoas para as compras online como uma alternativa segura. Esse cenário impulsionou as redes sociais com os consumidores explorando e confiando mais nas informações e recomendações encontradas online. Esse redirecionamento também gerou um novo espaço para as marcas estabelecerem conexões e impulsionarem suas estratégias de marketing digital.
A pesquisa Social Commerce, realizada pela AlliN Social Miner em parceria com a Etus e Opinion Box, levantou que 76% dos consumidores recorreram às redes sociais antes de efetuar uma compra. A pesquisa também constatou que, na hora da compra, 74% utilizam sites e aplicativos, 18% optam pelas lojas físicas, e 8% pelas redes sociais. Esses números ressaltam a importância do ambiente digital e como se tornou indispensável o investimento das empresas no online.
Um fato relevante é que o Instagram se destaca como a rede favorita para a procurar produtos. Isso levou a Opinion Box a realizar uma pesquisa focada nessa plataforma. Entre os 2.000 usuários participantes da pesquisa focada no Instagram, foi revelado que 82% dos brasileiro seguem alguma marca ou empresa. Eles acreditam que a plataforma pode aproximar pessoas e empresas, além de servir como ponte para a interação entre ambas as partes.
Os dados indicam que manter sua rede social atualizada e ativa pode ser muito bom para os negócios. Um perfil atrativo, com conteúdos que prendem a atenção do público é extremamente eficaz atualmente. Além disso, nutrir a presença da empresa nas redes sociais gera engajamento e interação com o público, fundamentais para estabelecer um relacionamento duradouro.
Diante dessas mudanças é evidente que as redes sociais e as plataformas online se tornaram os pilares fundamentais da dinâmica de compras. Além disso, a pandemia enfatizou a necessidade das empresas se atualizarem e se adaptarem às demandas do ambiente digital. Investir em uma presença sólida nas redes sociais não é mais uma opção, mas sim um requisito para se destacar no mercado moderno. A capacidade de envolver os consumidores virtualmente e construir relacionamentos duradouros reforça a importância do meio digital e da adaptação ágil às tendências emergentes.