Marketing Aumentado: a tecnologia a favor do atendimento
10/05/2023Planejamento de Marketing: estratégia para o sucesso
23/05/2023Mesmo em meio a era digital, o marketing focado nos seres humanos ainda é a melhor forma de desenvolver a atração da marca. Sendo assim, é necessário que as marcas manifestem o seu lado humano na era digital, estratégia na qual se chama humanização de marca. Em razão de que atributos humanos geram conexões mais facilmente, uma vez que o consumidor consegue se identificar ou dividir do mesmo sentimento.
O primeiro passo é descobrir as ansiedades e desejos do seu público, através de métodos como a escuta social, a etnografia e a pesquisa empática. E assim, após descobrir profundamente sobre o consumidor, a marca deve abordar esses temas utilizando alguns dos seis atributos apontados por Philip Kotler: fisicalidade, intelectualidade, sociabilidade, emocionalidade, personalidade e moralidade.
Fisicalidade
A marca exibe um design de produto fisicamente atraente, além de usar um logotipo e slogans que chamam a atenção.
Intelectualidade
A inovação é o foco da marca ao lançar novos produtos e serviços que geram novas ideias e solucionam problemas do consumidor.
Sociabilidade
A marca se comunica com os clientes de forma confiante, respondendo a perguntas e resolvendo reclamações por meio de uma abordagem verbal e não verbal que gera confiança.
Emocionalidade
A marca utiliza mensagens inspiradoras e um toque bem-humorado para despertar emoções nos clientes.
Personalidade
A marca demonstra autoconfiança e automotivação, assumindo responsabilidade por suas ações e buscando melhorias contínuas, mesmo quando se depara com desafios.
Moralidade
A marca age com senso ético e integridade sólida, participando de ações sociais que visam fazer o que é certo, como apoiar causas de combate ao desmatamento, fome e desperdício de água, entre outros.
Portanto, marcas que adotam a humanização, conseguem criar conexões cada vez mais fortes com seus consumidores, podendo até torná-los defensores da marca. Isso porque se tornam acessíveis e mais próximas de seus clientes, mostrando que não são perfeitas, assim como os seres humanos.