A Importância do Marketing Personalizado na Era Digital
16/10/2023Realidade Virtual e Aumentada: Tendências em Ascensão
23/10/2023Atualmente, os consumidores estão mais conectados do que nunca e possuem mais acesso à informação. O consumidor atual não está preocupado apenas com a qualidade, ele é mais exigente quanto às práticas éticas de uma marca. Segundo o “Panorama do Consumo Consciente no Brasil”, 59% das pessoas acreditam que as empresas deveriam fazer mais pela sociedade. Essa crescente consciência dos consumidores destaca a importância da Responsabilidade Social Corporativa (RSC).
A Responsabilidade Social Corporativa é um compromisso voluntário das empresas de adotar práticas éticas, sustentáveis e sociais em suas operações comerciais. Portanto, a RSC engloba a busca por lucros e práticas de negócios sustentáveis, alinhados com os valores da marca. Isso impacta positivamente a sociedade e o meio ambiente, além de melhorar a reputação e percepção pública de uma empresa.
Existem duas abordagens que as empresas podem adotar ao incorporar práticas éticas, sustentáveis e sociais em suas operações a interna e a externa. A abordagem interna remete a tudo que é dentro da empresa, impactando colaboradores, fornecedores, acionistas, entre outros. Enquanto, a abordagem externa é voltada para o ambiente externo, como a comunidade local, a sociedade em geral e o meio ambiente.
Abordagem Interna
As práticas internas focam em políticas de igualdade, oportunidades e benefícios para os colaboradores, relações éticas e transparência na comunicação com fornecedores, acionistas e outros parceiros da empresa. Assim, essas práticas visam criar um ambiente de trabalho justo, ético e inclusivo. Como práticas internas a empresa pode buscar qualificar seus funcionários, oferecendo cursos, contratar minorias, aplicar práticas sustentáveis dentro da empresa como a reciclagem, etc.
Natura IDH-CN
Um exemplo de abordagem interna se reflete atualmente no IDH-CN da Natura (Índice de Desenvolvimento Humano das Consultoras e Consultores de Beleza Natura). O IDH-CN foi criado com base no IDH do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), utilizando as dimensões de Saúde, Conhecimento e Vida Digna (relacionado ao trabalho e renda) para avaliar a qualidade de vida dos colaboradores da marca.
Durante a pandemia, a marca investiu na digitalização e educação financeira de suas consultoras, disponibilizando cursos online, treinamentos e ferramentas digitais. O resultado desse investimento apareceu no IDH-CN de 2022, com um crescimento de 3,6% em relação a 2020. Na escala de 0-1, o IDH médio é de 0,632, considerado o maior desde a criação do programa, há quase 10 anos.
Isso demonstra que a Natura investe em Responsabilidade Social Corporativa interna, que aumenta a qualidade de vida de seus colaboradores. Além disso, a marca pretende em 2023 potencializar as inovações sociais de forma descentralizada, ou seja, atendendo as necessidades de cada consultora de forma personalizada.
Abordagem Externa
Essas práticas externas têm o objetivo de melhorar a qualidade de vida das comunidades, demonstrando o compromisso da empresa com a responsabilidade social e fortalecer os laços como clientes e consumidores. Portanto, as práticas incluem a realização de ações de caridade, programas de voluntariado corporativo, patrocínio de eventos comunitários, iniciativas de preservação ambiental e contribuições para causas sociais.
TOMS “One for One”
Um exemplo de abordagem externa é a marca norte-americana de sapatos, TOMS Shoes, em 2006 implantou a campanha “One for One”, que consiste em doar um par de sapatos para crianças carentes a cada par comprado. A iniciativa começou quando o fundador Blake Mycoskie foi para Buenos Aires e ficou comovido com crianças descalças brincando, por não terem condições de comprar um sapato. E assim, Blake criou o projeto “One for One”.
O custo do par gratuíto foi adicionado no preço dos sapatos vendidos, o que garantiu que a empresa não tivesse prejuízos. Além disso, o projeto recebeu apoio de celebridades como Scarlett Johansson, Anne Hathaway, Tom Felton e Julia Roberts, gerando visibilidade gratuita à marca. Em 2020, TOMS Shoes atingiu a marca de 100 milhões de pares doados, a empresa estendeu a campanha para apoiar outras causas também, entre elas: anti-bullying e água.
Esses exemplos mostram como o RSC pode acontecer na prática, sendo uma abordagem interna ou externa. Sendo assim, a Responsabilidade Social Corporativa não é apenas uma estratégia de marketing, mas também um impacto positivo na sociedade, o que impulsiona o reconhecimento a longo prazo.
Em suma, a Responsabilidade Social Corporativa desempenha um papel fundamental na imagem de uma marca nos dias de hoje. Os consumidores estão cada vez mais informados e procuram saber sobre as práticas éticas das empresas e sua contribuição para a sociedade e o meio ambiente. Portanto, adotar e investir nessas práticas traz muito mais valor e reconhecimento da marca para os consumidores.