Responsabilidade Social Corporativa: impactando com valores
20/10/2023Omnichannel: elevando a Experiência do Cliente
27/10/2023Durante a pandemia da COVID-19, a realidade virtual e a realidade aumentada foram ferramentas extremamente importantes para os negócios. E antes mesmo de 2020, algumas campanhas e jogos já utilizavam essa tecnologia para se destacar e chamar atenção no mercado.
A Realidade Aumentada (RA) mistura o real com o digital, enquanto a Realidade Virtual (RV) imerge o usuário no mundo digital. As duas tecnologias já estão presentes em diversas áreas e vem se destacando cada vez mais no marketing digital.
Fenômeno Mundial
Em 2016, a Pokémon Company em parceria com a Niantic lançaram o jogo Pokémon GO. O jogo utiliza realidade aumentada para smartphones, o usuário anda pelo mundo real e pelo smartphone pode ver os pokémon e capturá-los. Além disso, o jogador também precisa deixar o GPS ligado para localizar os Pocket Monsters em sua área.
O jogo virou uma febre mundial, que provocou alguns incidentes e aqueceu o mercado dos smartphones. Os jogadores ficaram tão imersos no jogo, que se esquecem de manter a atenção no mundo real. No Brasil, dirigir usando o celular para jogar aumentou e muitos casos de acidentes no trânsito foram relatados. Então, o Detran de vários estados fizeram campanhas criativas com os Pocket Monsters nas redes sociais, para alertar sobre a atenção no trânsito:
Apesar dos incidentes, Pokémon GO alavancou o mercado de eletrônicos, principalmente o de acessórios para celulares, como carregadores portáteis. Segundo a revista Exame, em 2016, a Power Bank, no Rio Grande do Sul, teve um aumento de 130% na demanda de carregadores portáteis. E o jogo não fez só sucesso no lançamento! Segundo o relatório da consultoria SensorTower, no primeiro semestre de 2017, o jogo faturou 278 milhões de dólares, valor que dobrou no primeiro semestre 2021, chegando a 642 milhões de dólares.
Atualmente, muitas marcas têm investido em campanhas que utilizam a realidade virtual e aumentada, pois essa tecnologia ajuda a mostrar o potencial do produto, ou serviço. Além disso, facilita a negociação à distância, proporcionando imersão e visibilidade do produto para o cliente.
Campanhas envolventes e nostálgicas
A realidade virtual e aumentada também podem criar campanhas e vídeos cativantes, como foi o caso da Nike. Em 2022, para a Copa do Mundo do Catar, a marca lançou a campanha “Footballverse”, que trouxe ícones do futebol em sua melhor versão para jogarem entre si em campo. Então, no cenário atemporal, a campanha mostra craques do presente, como o francês Mbappe e Cristiano Ronaldo, e do passado, como Ronaldinho e Ronaldo jogando bola juntos.
Portanto, a campanha cria um universo alternativo, onde os fãs de futebol podem ver seus jogadores favoritos de diferentes gerações competindo juntos. Então, essa é uma proposta emocionante e envolvente para os amantes do esporte que acompanham o esporte e gostariam de ver seus ídolos juntos.
Em suma, a realidade virtual e aumentada pode não apenas promover marcas, produtos e serviços, mas também criar cenários alternativos. Essa tecnologia promove desde uma simples demonstração de produto até uma narrativa emocionante com pessoas e elementos que não convivem no mesmo tempo e espaço. Além de ser uma tendência que veio para ficar no mundo do marketing.