O marketing de conteúdo é uma ótima maneira de atrair e reter clientes. Ajuda a construir uma relação com o seu público-alvo e mostra que você está disposto a fornecer informações valiosas. Com o marketing de conteúdo, você pode criar um vínculo emocional com os seus clientes e estabelecer sua marca como uma fonte confiável de informações.
O usuário médio agora assiste à 19 horas de conteúdo de vídeo toda semana. O vídeo é o principal canal de marketing B2B e a nova tendência é o vídeo curto. TikTok, Instagram Reels e YouTube Shorts são agora algumas das mídias mais populares para marcas, graças à diminuição do tempo de atenção dos consumidores. De fato, vídeos curtos respondem por 80% de todo o tráfego de dados móveis. Você pode produzir mais conteúdo em menos tempo — além disso, é provável que os espectadores se envolvam com um vídeo mais curto e direto ao ponto.
Incline-se para a capacidade de relacionamento, emoções e empatia. Essa é a chave para construir conexões reais com seus seguidores. Quase 95% dos consumidores são mais leais a marcas transparentes e genuínas – e 75% pagariam mais para apoiar marcas genuínas. Isso também significa que você deve parar de usar discursos de vendas rígidos e linguagem de vendas. Encontre sua voz natural e abrace-a. Se isso significa ajustar as diretrizes da sua marca ou tom de voz, faça as alterações necessárias. Fale com seus clientes de pessoa para pessoa.
O SEO tem sido importante desde o surgimento do Google. Mas você não pode simplesmente lançar um monte de palavras-chave em uma postagem de blog ou otimizar tags e chamar isso de SEO. Os mecanismos de pesquisa estão ficando mais inteligentes e você precisa ajustar seu jogo de SEO para 2023. Primeiro, escreva para as pessoas antes dos mecanismos de busca. Parece contra-intuitivo, mas os mecanismos de pesquisa descobriram o que os usuários desejam. 63% dos profissionais de marketing B2B usam conteúdo para aumentar a fidelidade do cliente e 79% dos consumidores B2B se preocupam com a confiabilidade do conteúdo.
Em 2023, o conteúdo deve atender às necessidades do cliente e agregar valor à sua experiência. As marcas estão criando tanto conteúdo que os usuários simplesmente não têm tempo para coisas abaixo da média. Eles só irão interagir com seu conteúdo se acharem que é realmente útil. A personalização é a solução, acompanhe as necessidades do seu público por meio de um CRM inteligente ou solução de dados para que você possa criar uma estratégia de conteúdo com base no que as pessoas realmente se importam.
Velocidade da página, Desempenho móvel, Estilo e voz coesos, Posicionamento da imagem, Qualidade da imagem e personalização. Quando você fornece aos clientes um conteúdo que resolve seus maiores problemas, é provável que eles tenham uma experiência positiva.
A tecnologia permite que você colete uma quantidade imensa de dados, o que pode ajudá-lo a hiperpersonalizar o conteúdo e obter mais resultados. A inteligência artificial automatiza tarefas cotidianas, permitindo que as marcas gerem mais material em menos tempo. Embora ainda seja cedo, muitas outras tecnologias emergentes podem aprimorar seu conteúdo. AR, VR e o metaverso são viáveis apenas para grandes empresas no momento.
O grande boom do podcasting já aconteceu, mas esse setor continua crescendo a cada ano. Na verdade, os consumidores dos EUA ouviram 15 bilhões de horas de podcasts em 2021. Podcasts também são uma maneira incrivelmente eficaz de impulsionar as vendas, já que 60% dos ouvintes relatam ter procurado um produto depois de ouvir sobre ele em um podcast. Como outras tendências de marketing de conteúdo, é importante abordar os podcasts como uma forma de agregar valor aos seus clientes. Não se concentre muito no discurso de vendas – em vez disso, ofereça informações úteis ou entretenimento para que os ouvintes tenham um motivo para ficar por perto.
Ao oferecer conteúdos de alto valor para o seu público-alvo, as empresas podem estabelecer sua marca como uma autoridade confiável no seu nicho. Além disso, o marketing de conteúdo também pode gerar leads qualificados para a sua equipe de vendas. Por meio da criação de um funil de conteúdo bem planejado, as empresas podem guiar os potenciais clientes à medida que eles avançam no seu processo de compra.
fonte: https://business.adobe.com/blog/the-latest/content-marketing-trends