A era digital trouxe as redes sociais, que hoje são utilizadas como ferramentas de marketing digital para a criação de conteúdo. A utilização das redes vem crescendo cada vez mais, no Brasil houve um aumento de 14,3% de usuários de 2021 para 2022, segundo uma pesquisa da RD Station sobre marketing digital. Então, isso significa que mais de 79% dos brasileiros utilizam as redes sociais, o que seria o equivalente a aproximadamente 171 milhões de usuários.
Quando uma marca entra em uma rede social, ela abre portas para alcançar 171 milhões de pessoas. Entretanto, para alcançar uma grande quantidade de pessoas seu conteúdo precisa ter engajamento, que consiste na interação do usuário com o conteúdo. Por exemplo, no instagram, likes, compartilhamento, salvar ou encaminhar fazem o algoritmo entender que o post é relevante e, consequentemente, ele o entrega para mais pessoas.
Aumentar o engajamento está relacionado a criação de conteúdo. Conhecer o seu público é essencial, pois seus interesses e necessidades direcionam a produção de um conteúdo relevante, que os envolva. Além do conteúdo, estimular um diálogo com o público, usar trends e temas que estão em alta também são estratégias para aumentar o engajamento.
A criação de conteúdo para uma rede social tem que ser estratégica para atingir seus objetivos, como aumentar engajamento, gerar leads, fortalecer marca e outros. Entender quem é seu público, ajuda a definir temas relevantes, os formatos adequados de postagem e quais canais utilizar. Elaborar uma abordagem estratégica otimiza o impacto e os recursos, além de gerar resultados mais efetivos.
Em suma, as redes sociais se tornam grandes aliadas para aumentar a visibilidade de uma empresa, porém exigem o investimento em criação de conteúdos de qualidade. Com uma abordagem estratégica é possível aproveitar todo o potencial dessas plataformas e alcançar resultados eficazes.