Se você acompanha as redes sociais, já viu o grande “movimento Barbie” que está acontecendo. Recentemente, o filme da Barbie foi lançado no dia 20 de julho e o Barbiecore parou a internet com esse marketing de sucesso. E uma das estratégias utilizadas foi o marketing de nostalgia, trazendo estética retrô, que envolve emocionalmente os consumidores. Porém, o que mais podemos aprender com o marketing da Barbie?
Além do marketing de nostalgia, outras estratégias desempenharam um papel crucial no sucesso do live action. Veja 5 estratégias de marketing utilizadas pelo filme da boneca:
Antes mesmo da divulgação em massa, o gatilho de curiosidade foi muito bem trabalhado e provocou intensa expectativa entre os fãs. Aos poucos pequenos spoilers dos bastidores eram divulgados e muito se especulava sobre qual seria o elenco, principalmente para o papel da protagonista, a Barbie. Essa é uma estratégia persuasiva, que consiste em despertar a curiosidade do receptor por meio de informações ou elementos incompletos.
Com um branding bem estruturado, Barbie conseguiu aplicar sua identidade visual de forma extraordinária em qualquer campanha de divulgação. Os elementos visuais trabalhados faziam qualquer um reconhecer do que se tratava, como por exemplo o outdoor que viralizou nas redes sociais:
These billboards for #BarbieTheMovie are utterly fabulous! pic.twitter.com/r2mpZB002I
— Sebastian Groebner (@SGroebner) June 27, 2023
Utilizando apenas a cor rosa e a tipografia, os espectadores já conseguem entender a mensagem. A cor utilizada é o Pantone PMS 219, que a Mattel registrou oficialmente como a cor da Barbie. A estética Barbie ganhou o nome Barbiecore, que se tornou uma grande tendência atual.
Com a estética Barbiecore em alta, outra estratégia foi fazer colaborações e licenciamento para outras marcas criarem produtos relacionados a boneca. Alguns exemplos são: o combo do Burger King, com direito a molho, milkshake e donut cor de rosa, e as coleções de lojas de departamento, como a C&A, que lançou peças exclusivas da Barbie. Portanto, essas parcerias são fundamentais para alimentar e aumentar o engajamento em cima do live action, além de criar mais conexões com público
Criar conexões com o público é o que fortalece uma marca e outra estratégia usada para favorecer esse elo foi o fanservice. Esse é um termo da cultura pop, utilizado para descrever cenas, elementos ou conteúdos projetados para agradar os fãs. No trailer do filme, há uma pequena mostra de fanservice, como a casa da Barbie, as roupas e piadas com esse universo.
O filme da Barbie se aproveitou da ascensão das IAs para promover e engajar ainda mais as redes sociais. Utilizando essa tecnologia, a Warner criou o Barbie Selfie Generator, uma ferramenta que permite aos internautas transformarem suas fotos em posters no estilo Barbie ou Ken, semelhantes aos posters de divulgação do filme.
Em suma, o filme da Barbie se destacou como um verdadeiro case de sucesso no mundo do marketing, suas combinações estratégicas foram objetivas e se mostraram eficazes. Então, a junção dessas estratégias resultou em uma campanha memorável e o fortalecimento de uma marca icônica.
Se você deseja fortalecer sua marca ou criar estratégias de marketing que sejam eficazes e compatíveis com o seu público, entre em contato conosco. Nossa agência de marketing e publicidade Monk, pode ajudá-lo nesse processo.