O ciclo de vida dos produtos está se encurtando rapidamente, principalmente com relação aos tecnológico. Isso se deve à velocidade das mudanças e ao constante desenvolvimento de novos produtos e tecnologias que tornam os demais obsoletos. Esse ciclo curto exige que as empresas reajam rapidamente, o que gera a necessidade de monitoramento constante e estratégias de marketing ágil.
Devido a variações constantes, o planejamento a longo prazo se torna desatualizado rapidamente. Por isso, o marketing ágil é um método que dá condições para a empresa responder de forma rápida e eficaz ao mercado. Para esse propósito, a estratégia é utilizar sistemas de resposta rápida, que são baseados em metodologias no desenvolvimento de softwares. A execução exige análise de dados em tempo real, times descentralizados, plataforma de produtos flexíveis, processos simultâneos e experimentação rápida.
Essa combinação possibilita às equipes ajustarem sua estratégia com rapidez, sem perder a eficiência, para atender a mudança ocorrida. Com maior flexibilidade e capacidade de adaptação, o marketing ágil se destaca ao responder prontamente às demandas do mercado dinâmico, garantindo vantagem competitiva. Assim, as empresas conseguem alcançar resultados sólidos e alinhados com as necessidades do mercado atual, impulsionando o crescimento e o sucesso do negócio.
Sendo assim, é preciso aprender com as empresas digitais e de software, a ser mais flexível e ágil, diante das incertezas do mercado. Deste modo, o método ágil é uma solução interessante, que possui uma abordagem de ciclos curtos de planejamento e execução que consegue suprir a necessidade de atender com urgência ao mercado volátil nos dias de hoje.