
O Boom do Consumo de Games
11/09/2023
Product Placement no mercado do entretenimento
18/09/2023A indústria de jogos eletrônicos vem crescendo significativamente em todo o mundo. Segundo dados da Newzoo, em 2020 o mercado de games teve um aumento de 9,3% em relação ao ano anterior, movimentando US$ 159,3 bilhões. E a pandemia da COVID-19, foi uma das responsáveis por esse aumento, pois muitas pessoas buscaram novas formas de entretenimento durante o isolamento social.
Crescimento do Mercado de Games
O Brasil tem demonstrado uma paixão contagiante por games, sendo o terceiro maior consumidor do mercado, segundo pesquisas da Newzoo. Assim, em termos de consumo de games, o país fica atrás apenas dos Estados Unidos e da China. Com números impressionantes, só em 2020, o mercado de games brasileiro registrou uma receita expressiva de R$ 6,2 bilhões.
Esse fenômeno não apenas demonstra o aquecimento econômico do setor, mas também representa um aumento de 5,3% no mercado de eletrônicos do país. Além de ressaltar como a indústria de jogos se tornou um importante motor de crescimento nos últimos anos.
E as perspectivas continuam promissoras para o mercado de jogos no Brasil que, segundo a pesquisa da PwC, o setor tende a crescer em média 7,3% anualmente até 2025. O impulsionamento desse crescimento vem principalmente de jogos mobiles, que atualmente representam a maior parte do mercado no país.

Público Gamer
As pesquisas colaborativas entre a Mobile Time e a Opinion Box mostram que 58% dos jogadores brasileiros são mulheres e 42% são homens. Também foi estimado que a maioria tem entre 25 e 44 anos, o que aponta para um público bastante diversificado. Outro dado levantado pela pesquisa foi o gênero de game da preferência dos consumidores. Entre as mulheres (46%) são os jogos de estratégia, enquanto os homens (46%) preferem jogos de ação.
O poder aquisitivo vai influenciar no padrão de consumo dos jogadores, que segundo as pesquisas a classe social varia entre B e C. No geral, a maioria dos brasileiros jogam mais games gratuitos, devido ao alto custo. Na amostra geral da pesquisa, 60% afirma só jogar games gratuitos e 72% dos entrevistados afirmam que os jogos são muito caros.
Em suma, o mercado de games está vivenciando um período notável de expansão no Brasil. Com as perspectivas extremamente otimistas para esse mercado, se torna um setor cada vez mais consolidado na cultura brasileira. Além disso, o crescimento significativo desse setor no país está movimentando muito dinheiro na economia brasileira.