As melhores ferramentas gratuitas de inteligência artificial
08/09/2023Mercado de games em crescimento no Brasil
15/09/2023O consumo de games teve um grande aumento devido à popularização de dispositivos móveis e a evolução dos consoles. Além disso, a diversificação de gêneros e estilos de jogos contribuiu para o crescimento significativo no consumo de games e eletrônicos em todo o mundo.
Diversificação e Crescimento
Diversos fatores contribuíram para esse crescimento, incluindo a popularização dos smartphones e tablets, a facilidade de baixar jogos em lojas virtuais e a diversidade de gêneros e estilos disponíveis. Entretanto, o período de maior expansão desse mercado ocorreu em 2020, impulsionado pela pandemia da COVID-19.
Uma das consequências da pandemia foi o aumento do tempo livre, devido às medidas de isolamento social que obrigaram as pessoas a se adaptarem a uma nova rotina, sem poder sair, ir ao cinema, ou frequentar eventos. Esse impacto gerou a necessidade de buscar novas formas de entretenimento, fazendo com que os jogos se tornassem uma excelente opção de distração.
De acordo com dados da Newzoo, em 2020, os jogadores em todo o mundo gastavam em média 2 horas e 25 minutos por dia jogando. Enquanto, no Brasil, o tempo médio diário chegou a ser de 3 horas e 47 minutos, quase 4 horas por dia. Essa mudança de comportamento do consumidor afetou o mercado de jogos eletrônicos e gerou um aumento na demanda de consoles e acessórios. De acordo com os dados da consultoria PwC, no Brasil, o mercado de games cresceu 5,3% em 2020.
Tendências Futuras
Por fim, é notável que o consumo de games continua a crescer com a evolução de novas tecnologias, como realidade virtual e melhoria de gráficos. Além disso, as empresas estão investindo em gamificação e proporcionando novas experiências ao consumidor, o que tem sido fundamental para manter o mercado aquecido. Através dessas estratégias, as comunidades de jogadores permanecem engajadas e consumindo jogos regularmente. Essa crescente demanda indica um cenário promissor no mercado de games, assim como apontam as pesquisas da PwC, que esse setor tende a duplicar sua receita no Brasil em 2026.